Valores para

Dados atualizados em 20/12/2015 . Valores em Reais.


Posicione o cursor sobre as áreas para visualizar detalhes.

Pagamentos por mês para

Orçamento Autorizado por Grupo da Natureza da Despesa para

Orçamento Autorizado por Unidade Orçamentária para

Interpretando os gráficos

Pagamentos por mês

Os gráficos acima sobre os pagamentos por mês ou pagamentos reúnem duas categorias: pagos + restos a pagar pago (RP pago). Significa o desembolso financeiro feito pelo governo financeiro em determinado ano ou período (meses). Isto é, os pagamentos feitos pelo governo durante o exercício financeiro (período que vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro).

Os restos a pagar pagos são compromissos assumidos no ano anterior, mas não pagos na Lei Orçamentária daquele ano, sendo direcionados para o ano seguinte impactando o exercício corrente.

A vantagem de se calcular a execução financeira é a certeza de que nenhum pagamento está sendo desconsiderado. A desvantagem é não acompanhar separadamente a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) vigente, isto é, o orçamento válido no exercício financeiro corrente e aprovado pelo Congresso Nacional. Contudo, nas tabelas acima apresentamos ao usuário/a a possibilidade de desagregar os dados, se assim o desejar.

A categoria autorizado consiste na dotação inicial do orçamento (aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da república) mais as variações (para mais ou para menos) ocorridas no montante de recursos de determinada dotação orçamentária ao longo do exercício. Assim, é possível que a ação de um órgão federal ou unidade orçamentária tenha sua dotação aumentada, em função de maior ingresso de receita global, ou reduzida, devido à abertura de crédito extraordinário em favor de outro órgão.

Distribuição por GND

GND significa Grupo de Natureza de Despesa. É uma classificação econômica da despesa realizada pelos órgãos e unidades orçamentárias. No gráfico acima, podemos analisar em cada órgão, o percentual do orçamento autorizado para o pagamento de pessoal, investimento, juros da dívida etc. Para mais informações vide o Manual Ténico do Orçamento 2013. Pode ser dividido em:

1 - Pessoal e Encargos Sociais
2 - Juros e Encargos da Dívida
3 - Outras Despesas Correntes
4 - Investimentos
5 - Inversões Financeiras
6 - Amortização da Dívida
9 - Reserva de Contingência

Distribuição por UO

UO significa unidade orçamentária que é uma entidade da administração direta, inclusive fundo ou órgão autônomo, da administração indireta (autarquia, fundação ou empresa estatal) em cujo nome a lei orçamentária consigna, expressamente, dotações com vistas à sua manutenção e à realização de um determinado programa de trabalho. Constituem em uma subdivisão dos órgãos orçamentários. Um exemplo, o Departamento de Polícia Federal é uma Unidade Orçamentária dentro do Órgão Ministério da Justiça.

Compartilhe!

Voltar ao topo